Rui Sanches

OBRAS Biografia/CV

{gallery}acervo/Rui_Sanches{/gallery}

Nasce em Lisboa em 1954.
Depois de terminar os estudos liceais começa a frequentar a Faculdade de Medicina de Lisboa.

Em 1974 abandona o terceiro ano do curso de Medicina para ingressar no Ar.Co - Centro de Arte e Comunicação Visual, onde frequenta a Formação Básica. Devido à instabilidade do período revolucionário que então se vivia no País, o curso no Ar.Co não tinha condições de continuidade. No fim do verão de 1975, a convite do Arq. Pedro Vieira de Almeida, seu professor no ano anterior, vai para Bragança, Trás-os-Montes, trabalhar no GAT (Gabinete de Apoio Técnico) local.

No Outono de 1976 volta ao Ar.Co, inscrevendo-se nos ateliers de desenho e pintura, na altura dirigidos respectivamente por Manuel Costa Cabral e João Hogan. Incentivado por Robin Fior, então professor de design no Ar.Co, vai a Londres contactar com várias pessoas e explorar a possibilidade de ir estudar para aquela cidade. Em Maio de 1977 é aceite no primeiro ano do B.A. (Bachelor of Arts) no Goldsmiths' College. Parte para Londres em Setembro do mesmo ano.

Durante os três anos de formação em Londres, num sistema de ensino centrado no trabalho de atelier, passa por diversas experiências, que corresponderam à descoberta da arte contemporânea, de que em Portugal tinha apenas ecos longínquos. Deixa de pintar e passa, durante esse tempo de experimentação, por meios e linguagens diversas. A partir de meados de 1979 começa a realizar instalações que materializam o seu interesse por questões como o tempo, o processo, a história. Frequenta com grande assiduidade os museus da cidade, nomeadamente a National Gallery of Art. No Goldsmiths' College contacta com diversos artistas e historiadores que tiveram importância na sua formação.

PRÉMIOS

2008 - Prémio AICA-Ministério da Cultura
1988 - Prémio Jovem Escultura Unicer

Medalhas e Troféus
2012 – Medalha comemorativa dos 75 anos da COPAM
2009 - Troféu para o Prémio EDP – Energia Eléctrica e Ambiente 2008
2006 - Troféu para o Prémio EDP - Electricidade e Ambiente 2005
2006 - Medalha comemorativa do cinquentenário da Fundação C. Gulbenkian
Aviso
  • There was a problem rendering your image gallery. Please make sure that the folder you are using in the Simple Image Gallery plugin tags exists and contains valid image files. The plugin could not locate the folder: images/stories/acervo/Rui_Sanches