José Pedro Croft

OBRAS Biografia/CV

José Pedro Croft é um artista plástico português nascido no Porto em 1957, fez o curso de Pintura em 1981 na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, cidade onde reside desde da adolescência.

Durante a década de 80 trabalhou muito a escultura em pedra, em baixo-relevo e modelação, sendo muito influenciado por João Cutileiro com quem colaborou durante os primeiros anos de trabalho. Essa sua fase artística ficou intimamente ligada à imagem da morte e do túmulo.

Seguidamente começou a explorar uma vertente arquitetónica, onde a escala humana impera, modelando arcos e colunas através do amontoar de peças e desperdícios industriais.

Nos anos 90, incorpora nas suas obras peças quotidianas, como cadeiras e mesas, criando volumes ordenados de maneira a produzir memórias e pondo à prova a estabilidade, o peso e a sua disposição. Posteriormente introduz o espelho e a fragmentação de objetos, criando assim uma nova espacialidade através da desconstrução.

Ao longo dos anos, conquistou um estatuto importante no panorama artístico nacional e internacional, participado em várias exposições internacionais, tendo já realizado exposições individuais na Fundação Calouste Gulbenkian (1994) e uma retrospetiva no Centro Cultural de Belém (2002).